quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tecnologias, realidade em escolas públicas brasileiras.

 

As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de todas as pessoas. As crianças atualmente estão super antenadas, e todos esses fatores vem repercurtir na sala de aula.
A escola cumprindo sua função social deve implantar em suas práticas pedagógicas o uso dessas ferramentas.
Fundamentado na reportagem do Fantástico: " Escolas públicas apostam na tecnologia dentro das salas de aula",  que trata sobre um projeto implantado em uma escola na Rocinha/Rio de Janeiro, cuja meta principal é um computador por aluno além de outras modificações que vai da estrutura do ambiente escolar, até a mudança no papel do professor, que se torna um orientador, pois a função dos alunos é buscar informações;

...o professor deixou definitivamente de ser o detentor de todo o saber, para se afirmar como um orientador, um intermediário entre o aluno e os conhecimentos que a Internet pode fornecer.
Alunos são divididos em grupos de seis, chamados de 'famílias', sem critério de série e idade - Marcos de Paula/AE
 
 Mostra a preocupação do governo brasileiro em implantar as tecnologias nas escolas públicas.

Este fato, provoca uma reflexão nos educadores e os demais envolvidos nos processos educacionais "  Investir em tecnologias melhora a qualidade do ensino?"
É preciso pensar, na forma com que estas  são usadas nas práticas escolares, pois de acordo com REZENDE:

A introdução de novas tecnologias na educação não implica necessariamente novas
práticas pedagógicas, pois podemos com ela apenas vestir o velho com roupa nova, como seria o caso dos livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na Internet, que não incorporam nada de novo no que se refere à concepção do processo de ensinoaprendizagem.
Constata-se, que a informática na educação pode constituir-se como um instrumento, que apenas reforça as práticas tradicionais, ou como  uma  ferramenta pedagógica numa perspectiva que permita ao aluno construir sua aprendizagem.


Então fica a pergunta : Investir em tecnologia nas aulas melhora o ensino? 



Referências Bibliográficas:
REZENDE, Flavia. AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, UFRJ.

Disponível em : http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/13/45BuscaWeb

 http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/escolas-publicas-apostam-na-tecnologia-dentro-das-salas-de-aula.html

  
 

 

4 comentários:

  1. Glaucia achei sua noticia muito interessante.
    Pensar em melhoria da qualidade da educação é um tema polêmico ainda mais quando se pensa em qualidade aliada ao uso das tecnologias.
    É preciso que os professores estejam capacitadas para transformar o computador em uma ferramenta pedagógica de verdadeira aprendizagem sem que se deixem levar pela aparente modernidade e ludicidade que estes apresentam. Contudo não podemos fechar as portas da sala de aula para essa ferramenta social, já que como você afirmou, a escola tem uma função social e deve atender as demandas da sociedade em que está inserida.
    Gabriela Feijó

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  2. Glaucia, parabéns pelo blog e pela notícia postada. Achei muito interessante. Você foi clara e objetiva. Respondendo sua pergunta, acredito sim que investir em tecnologia pode melhorar a educação, porém também deve-se investir na capacitação do professor, para que este saiba orientar seus alunos na utilização do computador. Para que eles façam uso desta máquina de forma consciente e crítica.
    Andreza Licht

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  3. Gláucia, seu blog ficou legal e o tema escolhido vem bem de acordo com nossa realidade. Acho que investir em tecnologia é necessário, mas a tecnologia por si só não muda as práticas existentes. Muitas aulas se limitam a recursos básicos, como buscas na internet e editores de texto.O computador substitui o caderno e os livros, mas não altera o contexto pedagógico. Acredito que é necessário, sim, investir em tecnologia, mas não somente isto: Para que todo o potencial tenha chance de se desenvolver, é necessário preparar os professores e inserir o uso das tecnologias nos projetos sem perder o rumo dos objetivos educacionais.
    Abraços, Claudia Chaves.

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  4. Glaucia,
    Você foi muito feliz na colocação de que não basta inserir a informática no currículo escolar. É necessário que o professor tenha conhecimento bastante para se tornar um orientador das atividades dos seus alunos. Na verdade eles devem trocar informações para que possam alcançar um nível de conhecimento que seja bom para todos. Um computador por aluno e um professor que não saiba lidar com estas tecnologias, de que servirá?

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